- Área: 500 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Gloria Medina
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no Clube de Golfe La Ceiba, na península de Yucatán. O projeto é erguido dentro de um lote com abundante vegetação, razão pela qual a arquitetura foi adaptada ao terreno; A maioria das árvores foram respeitadas e foram realocadas para fornecer sombra aos espaços abertos. A vegetação foi aproveitada para gerar brisas frescas que permitem uma maneira natural de ventilar cada espaço.
O projeto é desenvolvido a partir das necessidades de um casal de adultos, razão pela qual possui apenas um nível, fácil acesso e circulação entre todas as áreas. O projeto é dividido em três etapas (garagem, área de serviço e área residencial), todas conectadas por uma rede de rampas e degraus, através de jardins e paredes móveis.
Com vistas para o exterior de qualquer parte da casa, cada espaço tem a sua própria identidade, com perspectivas únicas e sem ser exposto à rua ou ao campo de golfe. Isso dá aos moradores total privacidade, utilizando paredes móveis e um design paisagístico inspirado na flora regional.
O projeto é desenvolvido com três eixos longitudinais como pontos de partida, ao ocultar as janelas dentro das paredes é gerada uma planta mais aberta, unificando a sala de estar / sala de Jantar / terraço / cozinha.
Esses eixos comunicam-se com os alojamentos, localizados em um lado da piscina, servindo como uma transição,que utiliza os caminhos no paisagismo para os aposentos privados. As vistas para o jardim, funcionam como um espaço de meditação.
Com uma seleção de baixa manutenção de materiais e a paleta de vegetação, espaços limpos e convidativos são criados. De mãos dadas com o paisagismo, um estado de tranquilidade e paz é criado nos espaços, para o maior bem-estar dos usuários.
Jogando com uma geometria simples, totalmente aberta ao exterior, o ambiente natural é incorporado em cada espaço por meio de elementos translúcidos, que são capazes de fornecer luz ampla e natural para os espaços, convidando-nos mais uma vez a coexistir com a natureza.